Higiene: Física, Mental e Social - (RESUMO)

Higiene: Física, Mental e Social
Higiene física
É um conjunto de hábitos de higiene e asseio com que cuidamos da nossa saúde , por ser um fator de importância no nosso dia a dia, acaba por influenciar no relacionamento inter social, pois implica na aplicação de hábitos, que viram normas de vida em carácter individual, como:
Tomar banho diariamente - Devemos utilizar sabonete neutro.
Controle de assepsia - O uso de desodorizante é bastante útil, especialmente de Verão. No entanto devem ser evitados os que inibem a produção de suor, podendo assim aumentar a transpiração em outros locais do corpo – transpiração compensatória.
Lavar as mãos - sempre que necessário, especialmente antes das refeições, antes do contato com os alimentos e depois de utilizar o banheiro. Além disso, é importante manter as unhas bem cortadas e limpas.
Higiene oral - Os dentes e a boca devem ser escovados depois da ingestão de alimentos, usando um creme dental com flúor. Uma higiene inadequada dos dentes dá origem à cárie dentária, que pode ser causa de inúmeras doenças.
Água potável - Beber água mineral ou filtrada.
Fazer uma alimentação equilibrada, com alimentos mais naturais (se possível) e que encontrem-se em melhores condições de higiene.
Higiene Mental
É a necessidade que temos de verbalizar. Ela evita conflitos sociais e doenças psicossomáticas. Ela está condicionada, em parte, à higiene física.
A higiene mental é influenciada por vários comportamentos. É importante pensar positivo, cuidar da auto-estima, estimular a mente através de exercício, praticar exercício físico, se alimentar de forma saudável, manter relacionamentos sociais saudáveis etc. A higiene mental é essencial para que o ser humano esteja em equilíbrio e interaja de forma saudável com outras pessoas no seu meio envolvente.
Higiene Social
Higiene social é importante para que todos da comunidade se sintam bem onde vivem. Para isso é preciso:
Ajudar as pessoas e tratar todos com respeito,educação e delicadeza;
Não danificar as lâmpadas das ruas,telefones públicos,lixeiras,caixinhas de correio e calçadas;
Respeitar as faixas de pedestres;
Não jogar lixo nas ruas,calçadas,parques,lagos e rios;
Proteger e conservar as escolas;
Manter e proteger as árvores das ruas,parques,praças e jardins;
Conservar a natureza e o ambiente são também medidas de higiene,porque protegem a VIDA  e a SAÚDE de todos os seres vivos.
Enfim, estar consciente do bem comum e da necessidade de respeito mútuo. Compreender que somos interdependentes.

Template implementado por Sinval G.