Índia - Características notáveis

Formação territorial

É o sétimo maior em área geográfica do mundo. Delimitada ao sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste, a Índia tem uma costa com 7 517 km de extensão.8 O país faz fronteira com Paquistão a oeste; República Popular da China, Nepal e Butão ao norte e Bangladesh e Mianmar a leste. Os países insulares do Oceano Índico — Sri Lanka e Maldivas — estão localizados bem próximo da Índia.

Divisão regional

A Índia se subdivide em vinte e oito estados e sete "territórios da União". Em 1956, em virtude da Lei de Reorganização dos Estados, o território indiano foi dividido baseando-se em aspectos linguísticos. A partir de então, esta estrutura permaneceu sem mudanças. Cada estado ou território da união se divide em distritos administrativos. Por sua vez, os distritos se dividem em tehsils e finalmente em aldeias.

Diversidade étnica e Religião

Um dos países de maior diversidade étnica do mundo, a Índia abriga inúmeras castas e tribos, uma multiplicidade de religiões e seitas e centenas de grupos linguísticos grandes e pequenos, pertencentes a famílias totalmente diferentes. As tentativas de fomentar o espírito de nacionalidade em tão variada população esbarram quase sempre nas tensões entre grupos vizinhos, que com frequência explodem em reações violentas. Os principais grupos étnicos originários foram os caucasianos, os mongóis, os australóides e os negróides.
A região do Himalaia foi o ponto de encontro e de fusão das culturas ariana e mongol e das religiões budista e hindu. No vale do Cachemir predominam os muçulmanos; a sociedade é patrilinear e com freqüência poligâmica. No Punjab é grande o número de sikhs, seita religiosa que se transformou em etnia. Os habitantes de Manipur e Tripura mostram traços mongóis. Em Gujarati e Rajasthan vivem os gujaratis e os maratas, que falam idiomas próprios. Na região dravídica vivem os tâmeis, povo de antiga tradição cultural, além dos andra, dos canarás e dos malaialis.

Crescimento e desenvolvimento econômico

A economia da Índia  é a 10º maior economia do mundo. O PIB do país, em 2007, chegou à casa dos U$800 bilhões, com um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.
A economia indiana é a 2ª que mais cresce no mundo. Contudo, a desigualdade social no país, ao invés de diminuir, aumenta cada vez mais. O PIB per capita da população indiana, em 2007, foi de U$2,700. A taxa de inflação foi de 5,9% ao ano em 2007.
O principal responsável pelo crescimento econômico na Índia é o setor de serviços, embora seja o setor agrícola o responsável por 3 em cada 5 empregos no país. Contudo, o índice de desemprego na Índia foi de 7,2% em 2007.
Os produtos agrícolas mais comuns são: arroz, trigo, algodão, chá, cana-de-açúcar, juta, sementes oleaginosas, especiarias, legumes e verduras. A criações de aves, cabras, ovelhas, búfalos e peixes também são bem comuns na Índia.
O principal produto de mineração é o minério de ferro, embora sejam explorados também: carvão, diamante, cromita e asfalto natural.
A economia indiana cresce a taxas médias anuais de 6% em tempos recentes.
No próximo ano, 2015, confome o OCDC (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a Índia deverá crescer 5,9%.

Template implementado por Sinval G.