Água potável: evitar escassez, porque deve ser tratada (Prado BA)


Água potável em nossa cidade
Como evitar a escassez da água ?
Evitar o desperdício.
Proteger os recursos hídricos, pois são explorados de forma irregular, além de parte da vegetação protetora da bacia (mata ciliar) ser destruída para a realização de atividades como agricultura e pecuária. Não raramente, os agrotóxicos e dejetos utilizados nessas atividades também acabam por poluir a água.
Plantas que ajudam na manutenção dos recursos hídricos

Plantas com raizes mais profundas aumentam a absorção de águas da chuva e isso aumenta a água disponível em rios e ribeiros. Aumentam também os volumes de bacias hídricas.
De onde vem nossa água e qual a estação de tratamento dela?

Nossa água vem do rio Campinho, ele é formado de várias nascentes que são formadas em várias propriedades rurais. Há alguns anos houve o desvio de parte dessa água comprometendo o abastecimento na cidade devido ao uso na agricultura. Central de abastecimento de água da Embasa em Prado.
Porque a agua deve ser tratada antes de chegar aos consumidores?

Todos os anos morrem milhares de pessoas, principalmente crianças por causa de doenças como a cólera, diarreias, desenteria, e outras. A nível mundial, 4 biliões de pessoas adoecem anualmente com diarreia e cólera, que provocam cerca de 2 milhões e meio de mortes, principalmente entre crianças.
Uma das causas destas doenças é a água contaminada. Muitas veze, a água dos poços, dos rios, e, por vezes, mesmo a água canalizada (das torneiras) transporta bactérias, vírus e parasitas que provocam doenças. Para evitar doenças devemos, portanto, começar por tratar a água.
A água estagnada, principalmente de tanques, cisternas e poços, deve ser sempre oxigenada antes da exposição à luz solar.
Devem usar-se garrafas transparentes, que não bloqueiam os raios ultravioleta.
Água turva: a água com partículas em suspensão deve primeiro ser tratada e só depois submetida ao sistema SODIS. As partículas maiores podem ser eliminadas colocando a água num recipiente durante um dia, para as partículas irem para o fundo. Depois a água é decantada.
A matéria sólida pode também ser separada por filtragem, usando uma camada de areia ou um pano.
Se a turvação de água não puder ser reduzida, será necessário fervê-la ou, se quisermos utilizar o método solar, submetê-la a uma temperatura de pelo menos 70 graus centígrados durante uma hora.

Template implementado por Sinval G.