História de Prado - BA

História do Prado
Segundo a maioria dos historiadores, foi no Rio Caí, no município de Prado, que a frota de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 23 de abril de 1500, tomando posse do Brasil em nome de Portugal.
Localização
Prado teve origem numa aldeia de índios descendentes dos Aimorés, que se estabeleceu por volta de 1755, à margem esquerda do Rio Jucuruçu, próximo ao mar.
Está situado no extremo sul da Bahia na zona turística hoje conhecida como Costa das Baleias que integra os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri. Vestígios do século XIX podem ser apreciados no centro histórico, destacando-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação e os antigos prédios no estilo colonial.
O Prado tem sua localização em áreas ambientais protegidas, tais como:  Parque Nacional do Descobrimento, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Reserva Extrativista Marinha da Ponta do Corumbau, Parque Nacional do Monte Pascoal, Parque Nacional do Pau Brasil, a APA Caraíva-Troncoso e a APA Ponta das Baleias Abrolhos. A cidade de Prado está situado entre a Costa do Descobromento e a Costa das Baleias.
Praias calmas de águas mornas estendem-se por mais de 80 km de litoral. Prado é rico em cultura, arte e lazer.
Ambiente urbano
Algumas ruas do Centro de Prado guardam características do século passado, tais como: Rua Dois de Julho, Avenida Getulio Vargas, Rua dos Aimorés (atual Joaquim José Seabra), Rua São Benedito, entre outras vielas.
Algumas festas populares mais tradicionais são: Festa da Padroeira, do Bumba meu Boi, do Divino , da Marujada, dos Mouros e Cristãos e de São Pedro.
Bandeira e brasão de Prado
Criados em 1972, no governo do Prefeito Orlando Sulz de Almeida, (1970 - 1972), os símbolos do município foram idealizados pelo Sr. José Fontes de Almeida, que deu forma, sentimento e cores aos desenhos. No Brasão há 5 torres em heráldica representando o Município e nele está inserido:
 Barco - Simboliza a pesca, uma das fontes de riqueza do Município.
Falésias - Simboliza as belezas naturais de nossas praias.
Boi - Simboliza nossa pecuária, como fonte de riqueza.
Coqueiro - Nosso coqueiral na orla marítima, fonte de atração turística.
Cacaueiro - Fonte de riqueza do Município.
Mar - A inspiração, motivação para a vinda do turista.
Mata e Toras - Nossa riqueza vegetal e agrícola.
Legenda - Prado, 03 de março de 1755, criação da Vila e 02 de agosto de 1896, ato da criação da cidade.

Template implementado por Sinval G.