Dengue - Dados atuais 2014, cuidados e sintomas

Estados que mais notificaram casos de dengue em 2014
As cidades com o maior número são Goiânia (GO), 6.089; Luziânia (GO), 2.888; Aparecida de Goiânia (GO), 1.838; Campinas (SP), 1.739; Americana (SP), 1.692; Belo Horizonte (MG), 1.647; Maringá (PR), 1.540; São Paulo (SP), 1.536; Brasília (DF), 1.483; e Campo Belo (MG), 1.410. Capitais que apontaram situaçãode risco O LIRAa apontou situação de risco em Belém (PA); Palmas (TO); Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT). Alerta em Boa Vista (RR); Manaus (AM); Maceió (AL); Natal (RN); Recife (PE); Salvador (BA); São Luís (MA); Aracaju (SE); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Vitória (ES); Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). Já Macapá (AP); Teresina (PI); Brasília (DF) e Curitiba (PR) apresentaram índice satisfatório.As demais capitais até o encerramento da avaliação, não haviam enviado informações.
Além de mostrar o local com maior incidência, o mapa da dengue também revela o depósito de água onde foi encontrado o maior número de focos de mosquito. Os criadouros predominantes diferem de acordo com as regiões analisadas.
Cuidados 
Aos primeiros sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação do Ministério da Saúde é procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar. Quem usa remédio por conta própria pode mascarar sintomas e, com isso, dificultar o diagnóstico. Para diminuir a proliferação do mosquito, é importante que a população verifique o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Além disso, é essencial cobrar o mesmo cuidado do gestor local com os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.


Sintomas, casos de gravidade da doença
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns
A forma grave da doença inclui:
•    Dor abdominal intensa e contínua, ou dor a palpação do abdomen
•    Vômitos persistentes
•    Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, pericárdico)
•    Sangramento de mucosas
•    Letargia ou irritabilidade
•    Hipotensão postural (Lipotímia)
•    Hepatomegalia maior do que 2 cm
•    Aumento progressivo do hematócrito
Os sintomas que indicam desenvolvimento para um caso mais grave (ocorrem entre o 3º e 7º dia) são:
Sangramentos (nariz, gengivas);
dor abdominal intensa e contínua;
vômitos persistentes;
letargia;
sonolência ou irritabilidade;
 hipotensão e tontura.

Exames
Hematócrito, contagem de plaquetas e dosagem de albumina. Técnicas usadas para diagnóstico são: isolamento viral, PCR, NS1 e sorologia IgM. São realizados procedimentos para identificar qual o vírus que está causando a doença ou para saber se a pessoa teve contato com o vírus
Melhoras 
O número de casos por dengue teve queda de 80% na comparação do primeiro bimestre deste ano com o mesmo período do ano passado. O Ministério da Saúde registrou 87 mil notificações entre janeiro e fevereiro de 2014, contra 427 mil no mesmo período de 2013.

 Fonte principal: Agencia Saúde

Template implementado por Sinval G.