História do Carnaval no Brasil

O Carnaval não é uma festa de origem brasileira como afirma ou dar a entender alguns comentários.
Por isso foi escolhido a temática acima.
Influências que levaram ao desenvolvimento no Brasil
Grande parte da inspiração do nosso carnaval contemporâneo foi trazida com a grande influência que a cultura francesa teve no Brasil, principalmente, no século XIX.
Mas a chegada ao Brasil de fato se deu em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa.
De fato a origem europeia do carnaval é confirmada também pelos personagens que foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina.
No início do século XX as pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim aos carros alegóricos.
Rio de Janeiro
Um dos blocos deu origem à primeira Escola de Samba no Brasil a Deixa Falar, em meados de agosto de 1927. Um dos seus fundadores foi Ismael Silva, sambista de Niterói.
essa Escola desfilou apenas por 3 anos, 1929, 1930 e 1931. Porém o primeiro desfile Oficial de Escolas de Samba ocorreu em 1932.
Bahia
Na Bahia notável foi o surgimento do trio elétrico nos anos 1950.
O velho Ford '29 de Osmar, apelidado de Fobica que normalmente era usado para transportar peças de metal, foi transformado em um palco movel, para permitir à dupla (Dodô e Osmar) de executar clássicos do frevo pernambucano com seus exóticos paus elétricos em alto volumen durante os festejos de 1951.
Pernambuco
O Carnaval no Recife se desenvolveu a partir da Festa de Reis Século XVII e o aparecimento do Maracatu no século XVIII.
Destaca-se no Recife:
O Corso que inicialmente era puxado por cavalos;
Os desfiles de clubes;
As Escolas de Samba, que se desenvolveu a partir das batucadas (as batucadas no Recife surgiu nos anos 30.
Os primeiros concursos de Escolas de Samba no Recife começaram a ser realizados  nos anos 50.

Template implementado por Sinval G.