Vida e natureza humana - Filosofia - obras que se relacionam

Obra Leviatã - Thomas Hobbes
Nesta obra é explanada a necessidade de governos e sociedades, Contém também explanação sobre a natureza do homem. É descrito que alguns homens mostram-se mais fortes que outros, mais inteligentes, mas não de modo que alguns se ergam acima de outros, no estado natural. Existe por isso uma certa igualdade direitos, mas não obstante uma guerra em consequência da escasses das coisas. Mas a sociedade ao mesmo tem possui um desejo inerente de acabar com ao guerra, formando-se com isso sociedades.

Para Hobbes, tal sociedade necessita de uma autoridade à qual todos os membros devem render o suficiente da sua liberdade natural, de modo que a autoridade possa assim assegurar a paz interna e a defesa comum.

O Tratado da natureza humana - David Hume

Composto por três livros:

O Livro I se concentra numa tentativa de compreender o nosso conhecimento do mundo e de nós próprios.

O Livro II trata das paixões, emoções — sobretudo do orgulho e da humildade, do amor e do ódio.A característica mais marcante do livro surge no fim: uma discussão marcante do livre-arbítrio e a defesa da incapacidade da razão para motivar a ação.

O Livro III consiste numa teoria dos fundamentos da ética, ou princípio do bom ou mau, baseada nas suas perspectivas sobre o entendimento e as paixões. Destaca-se comisso a teoria de que não é através da razão que distinguimos ou reconhecemos a virtude e o vício, mas sim através de sentimentos aprazíveis ou dolorosos desencadeados pela "simpatia", a capacidade de nos identificarmos com os outros participando do seu prazer ou dor.

Template implementado por Sinval G.