Movimentos Sociais no Brasil - MST, SEM TETO, etc.

Muitos movimentos sociais sofrem criminalização. "Através da utilização de instrumentos legais, busca-se estabelecer uma intencionalidade não existente, mas que dá conta de transformar ações e pessoas em suposta bandidagem (Sauer, 2008)"
Alguns fatores que deram origem a movimentos sociais:
As lutas por creches, por escola pública, por moradia, transporte, saúde, saneamento básico etc. Quanto ao espaço rural, a diversidade de temáticas expressou-se nos movimentos de bóias-frias (das regiões cafeeiras, citricultoras e canavieiras, principalmente), de posseiros, sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários.
Podemos citar ainda, como mais alguns exemplos de movimentos o da causa operária, o movimento negro (contra racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia,entre outros.
Abaixo um resumo de alguns dos principais movimentos sociais no Brasil.
MST
O MST ganhou força e se transformou na principal expressão de luta social, a partir da segunda metade da década de 90. As ocupações de terra, as grandes marchas e a reação violenta do Estado e do latifúndio chamaram atenção da sociedade para a luta dos sem-terra. O Massacre de Eldorado dos Carajás em 17 de abril de 1996, a grande marcha a Brasília no ano posterior, as ocupações de terra no Pontal do Paranapanema, a ocupação da fazenda do presidente Fernando Henrique Cardoso, entre outros acontecimentos, fizeram do MST a principal força social de resistência ao neoliberalismo no país.
Movimento Estudantil
A força desse movimento foi demonstrada desde 1710. Quando mais de mil soldados franceses invadiram o Rio de Janeiro, uma multidão de jovens estudantes de conventos e colégios religiosos enfrentou os invasores, vencendo-os e expulsando-os.
Atualmente há várias entidades representativas de movimentos estudantis:
UNE (União Nacional dos Estudantes).
UEE (União Estadual dos Estudantes).
DCE (Diretório Central dos Estudantes) - É a entidade que representa o conjunto dos universitários de uma determinada universidade.
UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). Seu objetivo é defender os interesses e as opiniões dos estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico.
UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas). Representa os estudantes do ensino fundamental , médio e técnico de um mesmo município. Diretamente ligada às Uniões Estaduais e a UBES.
ANPG (associação Nacional de Pós Graduandos). É a entidade representativa dos pós-graduandos brasileiros, estudantes de mestrado, doutorado, ou de outros programas.
Movimento Ambientalista
Considerando-o um movimento social, podem inserir-se neste contexto, todas as instituições, agências, organizações-não-governamentais, políticas, ativistas independentes e outros, cuja atuação tenha por princípio a defesa do meio ambiente seja através de manifestações sociais, projetos para a conservação ecológica etc. O movimento por justiça ambiental considera que os problemas ambientais ligam-se aos sociais.
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto
Organizado em 1997 pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para atuar nas grandes cidades com o objetivo de lutar pela reforma urbana, por um modelo de cidade mais justa e pelo direito à moradia. Este movimento mobiliza pessoas em bairros pobres, organizando lutas e propondo soluções para problemas que afligem os bairros.
Movimento Negro
A mobilização do povo negro se deu um ano após a abolição da escravatura, em 1888. Aliás, no mesmo ano da Proclamação da República, em 1889. O Brasil se tornou soberano, o povo chegou ao poder, a democracia se estabeleceu, mas a situação dos negros não mudou, deu continuidade a prática da marginalização deles.
O movimento negro foi influenciado pela luta anti-racismo na África e nos Estados Unidos, a militância brasileira cresceu nos anos 1970.
Uma série de propostas foi introduzida no Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH, elaborado em 1996, quanto à valorização da população negra, inclusive com a adoção de “políticas compensatórias que promovam social e economicamente a comunidade negra”, no entanto, até meados de 2001 parte significativa das metas do PNDH não havia sido cumprida.

Template implementado por Sinval G.