Merenda diferenciada

A partir de setembro entrará em vigor lei que obriga escolas a fornecer merenda diferenciada aos alunos portadores de necessidades alimentares específicas. Tais como alergias, problemas de saúdes que requerem alimentação especial, como estudantes diabéticos, hipertensos e com anemia,etc.
A dieta especial deverá ser indicada por médicos e prescrita por nutricionistas habilitados, e não definida por nutricionistas, sob supervisão técnica de médicos.
Algumas cidades já possuem escolas municipais que oferecem esse tipo de alimentação, como Porto alegre
Contéudo abaixo tem como fonte a Agência Brasil.
A falta de nutricionistas é o principal empecilho para que escolas ofereçam merenda adequada a estudantes com restrições alimentares, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Pelos dados do FNDE, até 2011, 79% dos municípios tinham nutricionistas cadastrados no Pnae, mas nem sempre em condições adequadas.
Para quem tem filhos nessas condições, a lei é garantia de que as crianças e adolescentes vão ter acesso à alimentação adequada. A professora do departamento de nutrição da Universidade de Brasília Raquel Botelho é mãe de Henrique, alérgico a leite. Hoje, ele está no segundo ano do ensino fundamental. Até o ano passado, ele frequentava escola pública e a mãe tinha que mandar o alimento de casa.

Template implementado por Sinval G.