História da Imigração japonesa no Brasil - RESUMO

Fatores para a imigração
A crise demográfica, com o fim do feudalismo e o início da mecanização da agricultura.
surgimento de uma massa de trabalhadores rurais miseráveis, que haviam migrado dos campos paras cidades - efeito da mecanização.
Os japoneses foram motivados pela carência de mão de obra no Brasil.
Proibição de entradas de japoneses em países como Estados Unidos, Austrália e Canadá, o Brasil era um dos poucos países que aceitavam imigrantes, após a primeira guerra Mundial.
Os japoneses foram incentivados pelo governo do Japão após a I Guerra Mundial devido ao aumento de pobreza e o desemprego no país, provocados pela superlotação das cidades.
Além desses fatores os japoneses tinham o sonho de enriquecer e voltar ao Japão em 3 anos. No entanto esse sonho não era concretizável.
Imigrantes em São Paulo
São Paulo foi o estado que mais recebeu imigrantes japoneses cerca de 75% entre 1917 e 1940.
A maior parte dos imigrantes chegaram entre 1920-1930.
No período entre as duas guerras mundiais a língua era mais falada mesmo aqui no Brasil em 90% dos lares.
Após a segunda guerra mundial o sonho de retorno ao Japão foi praticamente sepultado, pois era mais seguro ficar no Brasil.
Quanto ao isolamento étnico japonês ocorreu uma deterioração a partir da década de 70, junto coma miscigenação, ou casamento japoneses não-japoneses.
Imigrantes no Mato Grosso do Sul
A imigração inicial para o estado de Mato Grosso deu-se em 18 de junho de 1908.
Um grande atrativo para o estado foi a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (inclusive atrindo japoneses do estado de São Paulo). Os imigrantes que vieram de São Paulo estavam desiludidos com as fazendas de café de São Paulo e Minas Gerais. Mas houve dificuldades como doenças e ataques indígenas.
Imigrantes no Paraná
Os imigrantes começaram a chegar ao Estado a partir dos anos 1930. São várias as cidades da região que exibem olhos rasgados em grande quantidade, mas Assaí, a 49 quilômetros de Londrina, é especial. Inicialmente se envolveram com a lavoura. Como, porém, desconheciam técnicas agrícolas relativas às culturas tropicais, se dedicaram a piscicultura, horticultura e fruticultura na economia regional. Alguns dos produtos introduzidos no Estado pelos japoneses foram o caqui e o bicho da seda. A ampliação da colônia no Paraná está diretamente relacionada às restrições do plantio do café no Estado de São Paulo.
Entre os anos de 1932 e 1939 a maioria que vieram para o estado foi de imigrantes vindos de São Paulo.

Alguns outros estados que mais tiveram imigrantes japoneses foram:
Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo e Mato Grosso do Sul.
Atualmente o Brasil é o país com maior número de imigrantes japoneses.


Template implementado por Sinval G.